Os 7 tipos de plásticos mais importantes

Ir para o conteúdo

Os 7 tipos de plásticos mais importantes

Inbrasel
Publicado por Mercio Basso em Polímeros · 30 Maio 2017
PET - Poli(tereftalato de etileno)

Símbolo da reciclagem

O poli(tereftalato de etileno) é transparente, inquebrável, impermeável e leve.

Por conta de suas características, forma uma barreira capaz de reter gases e impedir a entrada de umidade e isso é ideal para embalar bebidas, refrigerantes e outros alimentos.

Como pode ser aquecido, também é utilizado na produção de bandejas para refeições   pré-prontas, que podem ser levadas ao forno de microondas. O pet também é utilizado para embalar óleos, produtos de limpeza, cosméticos e produtos farmacêuticos. Ele também está em várias outras aplicações, como a produção de fibras para roupas, tapetes e plásticos de engenharia.


_____________________________________________________________________________________________________

PEAD - Polietileno de Alta Densidade

Símbolo da reciclagem

O polietileno de alta densidade tem muitas aplicações em embalagens de alimentos, produtos têxteis, cosméticos e embalagens descartáveis devido às suas características, como resistência química e excelente barreira contra a umidade. Ele é resistente a baixas temperaturas, leve, impermeável e rígido. É utilizado na fabricação de tampas de refrigerantes, potes para freezers e garrafões de água mineral, brinquedos, eletrodomésticos, embalagens de produtos de limpeza como detergentes e água sanitária, cerdas de vassouras e escovas, fitas adesivas e sacarias.

______________________________________________________________________________________________________

PVC - Poli(cloreto de vinila)

Símbolo da reciclagem

O poli(cloreto de vinila) tem como características principais excelente transparência, resistência química, estabilidade de longo prazo, resistência às mudanças de temperaturas e estabilidade elétrica. Os produtos de vinil podem ser divididos entre duas grandes categorias, rígidos e flexíveis. Os rígidos são usados em engenharia, em aplicações como tubos e conexões, encaixes, pisos e esquadrias, graças à sua grande resistência  aos produtos químicos, ataques de bactérias, microrganismos e à corrosão. O vinil flexível é usado no revestimento de fios e cabos, como isolante em filmes, em revestimentos para pisos, em produtos sintéticos que imitam couros, em revestimento e tubos utilizados na área médica.

O PVC também é usado na fabricação de brinquedos, certos tipos de tecidos, cartões de crédito, caixas de alimentos e tanques das máquinas de lavar roupas.

__________________________________________________________________________________________________________

PEBD - Polietileno de baixa densidade

Símbolo da reciclagem

O PEBD é leve, transparente e impermeável. É usado principalmente para a fabricação de filmes em função de sua resistência, flexibilidade e transparência. Com baixa temperatura de fusão, o PEBD é muito usado também para selagem de embalagens e na impermeabilização de papel em embalagens tetrapack, caixas para garrafas de refrigerantes, fios e cabos para televisão e telefone, filmes de uso em geral, mangueiras flexíveis, sacaria, tampas flexíveis, garrafas, fraldas e absorventes higiênicos são feitos com esse tipo de plástico.
_________________________________________________________________________________________________________
PP - Polipropileno

Símbolo da reciclagem

O polipropileno tem uma excelente resistência química, por isso, conserva o aroma e é resistente a mudanças de temperatura. Brilhante, rígido e inquebrável, é normalmente usado para acondicionamento e embalagem de alimentos. Como tem um elevado ponto de fusão, é ideal para produzir vasilhames resistentes a líquidos quentes. Ele é encontrado em embalagens flexíveis e rígidas, em fibras de tecidos e carpetes, em grandes peças moldadas para a indústria automotiva e produtos de consumo. Como outros plásticos, o polipropileno tem grande resistência à água, sal e soluções ácidas que são destrutivas para os metais. As aplicações mais comuns incluem garrafas de ketchup, embalagens de iogurte, embalagens de medicamentos e baterias de automóveis. Produtos cosméticos, tampas de refrigerante, potes para freezer, garrafões de água mineral, produtos hospitalares descartáveis, tubos para água quente, autopeças, fraldas e absorventes higiênicos também são feitos deste plástico.

_________________________________________________________________________________________________________

PS - Poliestireno

Símbolo da reciclagem

O poliestireno é um plástico versátil que pode ser rígido e também produzido como espuma. É impermeável, rígido, leve e transparente, mas quebra com facilidade. Sua transparência faz com que seja usado em equipamentos médicos e embalagens de alimentos, em produtos para laboratórios e em certos usos eletrônicos. Também são feitos de poliestireno aparelhos de barbear, copos descartáveis, potes para iogurte, eletrodomésticos, produtos para construção civil e autopeças. O poliestireno expansível é normalmente extrudado em folhas que são usadas para fabricar bandejas para carnes e queijos usadas em supermercados, além de pratos e tampas. Este material também é muito usado em restaurantes. Por seu reduzido peso, firmeza, e excelente isolamento térmico,a comida pode ser transportada sem perder suas características.

_________________________________________________________________________________________________________
Outros - Copolímero de etileno e acetato de vinila (EVA)


Símbolo da reciclagem  

Existem muitos outros além dos mais comuns relacionados acima, como por exemplo o nylon, os poliuretanos e o
polimetilmetacrilato. Nesta categoria encontram-se o copolímero de etileno e acetato de vinila, conhecido pela sigla EVA, empregado principalmente na fabricação de calçados, colas, adesivos, peças técnicas, fios e cabos e também os plásticos ABS/SAN, PA e PC. Estes plásticos são usados para solados, autopeças, chinelos, pneus, acessórios esportivos e náuticos, plásticos especiais e de engenharia, CDs, eletrodomésticos e gabinetes de computadores.






Inbrasel Indústria Brasileira de Máquinas Seladoras Ltda
Fone: (54)-3698-4397
inbrasel@inbrasel.com.br
CNPJ: 37.458.276/0001-28
Inbrasel 2025 - Todos os direitos reservados.

Voltar para o conteúdo