Vácuo x Atmosfera Modificada

Ir para o conteúdo

Vácuo x Atmosfera Modificada

Inbrasel
Publicado por Mercio Basso em Atmosfera Modificada · 10 Julho 2018
A embalagem a vácuo é mais eficaz do que a embalagem de atmosfera modificada? Como acontece com maioria das coisas, é um caso que depende do produto que está sendo embalado.

O MAP (Atmosfera Modificada) é certamente um processo mais versátil do que a embalagem a vácuo. A embalagem de vácuo é essencialmente uma tecnologia de "tamanho único" - depende exclusivamente da remoção de ar. O MAP, por outro lado, pode ser adaptado ao alimento específico, com diferentes gases e diferentes proporções de gás na mistura utilizada para dar a máxima vida útil para o produto em particular e para manter a qualidade e aparência do produto.

Por exemplo, para a embalagem de frutos do mar, a proporção de dióxido de carbono e oxigênio na atmosfera pode variar de acordo com o tipo de peixe: o peixe oleoso se beneficia de uma atmosfera diferente em comparação, por exemplo com o camarão. A mistura de gás utilizada para a carne vermelha é diferente da utilizada para, digamos, o pão.

Uma área onde a MAP obtém bons resultados quando comparada com a embalagem a vácuo está na apresentação do produto. Em embalagens a vácuo, à medida que a pressão dentro da embalagem é reduzida, o material da embalagem colapsa e se forma bem ao redor do produto. Para alguns produtos como a carne fresca, isso pode distorcer a aparência do produto. Outros produtos, como o queijo triturado, não são adequados para embalagens a vácuo porque a pressão do material de embalagem no produto faz com que o produto se deforme e perca características importantes.

Outro aspecto em que os dois processos diferem é na facilidade de controle de qualidade do processo de embalagem. Na embalagem do MAP, o ar é retirado da embalagem e substituído pela mistura de gases, permitindo monitorar constantemente o conteúdo de gás da embalagem durante o processo de embalagem. Uma vez que a embalagem está selada, qualquer vazamento da atmosfera modificada pode ser detectado, permitindo a integralidade da vedação. Para embalagens a vácuo, porque não há gás presente na embalagem, o teste de vazamento normalmente é feito através de inspeção manual, tornando o controle de qualidade menos direto.


Inbrasel Indústria Brasileira de Máquinas Seladoras Ltda
Fone: (54)-3698-4397
inbrasel@inbrasel.com.br
CNPJ: 37.458.276/0001-28
Inbrasel 2025 - Todos os direitos reservados.

Voltar para o conteúdo